Allan Poe:
Edgar Allan Poe (Boston, 19 de janeiro de 1809 — Baltimore, 7 de outubro de 1849) foi um escritor, poeta, romancista, crítico literário e editor estado-unidense.
Paul Cézanne:
(Aix-en-Provence, 19 de janeiro de 1839 — 22 de outubro de 1906) foi um pintor pós-impressionista francês, cujo trabalho forneceu as bases da transição das concepções do fazer artístico do século XIX para a arte radicalmente inovadora do século XX. Cézanne pode ser considerado como a ponte entre o impressionismo do final do século XIX e o cubismo do início do século XX. A frase atribuída a Matisse e a Picasso, de que Cézanne "é o pai de todos nós", deve ser levada em conta.
Indira Gandhi:
Brilhante política, estrategista e pensadora, possuía grande ambição política. Como mulher e ocupando a mais alta posição do governo numa sociedade, na época, ainda bastante patriarcal, esperava-se que Indira fosse uma líder de pouca relevância, mas as suas acções provaram o contrário[carece de fontes?].
Filiou-se em 1939 ao Partido do Congresso Nacional Indiano, e passou mais de um ano presa por atividades durante a guerra. Seus primeiros anos na política foram dedicados a ajudar o pai, Nehru, primeiro-ministro, exercendo o cargo de presidente do Congresso (1959-60). Tornou-se ministra da Informação e Radiodifusão no gabinete de Lal Bahadur Shastri, e em 1966 foi escolhida para suceder Shastri como primeiro-ministro.
Janis Joplin:
Janis nasceu na cidade de Port Arthur, Texas, nos Estados Unidos. Ela cresceu ouvindo músicos de blues, tais como Bessie Smith e Big Mama Thornton e cantando no côro local. Joplin concluiu o curso secundário na Jefferson High School em Port Arthur no ano de 1960, e foi para a Universidade do Texas, na cidade de Austin, onde começou a cantar blues e folk com amigos.
Cultivando uma atitude rebelde, Joplin se vestia como os poetas da geração beat, mudou-se do Texas para San Francisco em 1963, morou em North Beach, e trabalhou como cantora folk. Por volta desta época seu uso de drogas começou a aumentar, incluindo a heroína. Janis sempre bebeu muito em toda a sua carreira, e sua preferida era a bebida Southern Comfort. O uso de drogas chegou a ser mais importante para ela do que cantar, e chegou a arruinar sua saúde.
Nara Leão:
Nara também aderiu ao movimento tropicalista, tendo participado do disco-manifesto do movimento - Tropicália ou Panis et Circensis, lançado pela Philips em 1968 e disponível hoje em CD.
Casa-se com o cineasta Cacá Diegues, com quem terá dois filhos - Isabel e Francisco e, no fim dos anos 1960, transfere-se para a Europa, permanecendo por três anos, entre a França, onde nasce a filha Isabel, e a Itália.
No começo dos anos 1970, decide estudar psicologia na PUC-RJ. De fato, Nara planejava abandonar a música mas não chegou a deixar a profissão de cantora, apenas diminuindo o ritmo de trabalho e modificando o estilo dos espetáculos.
Morreu na manhã de 7 de junho de 1989 vítima de um tumor cerebral inoperável aos 47 anos de idade. O último disco foi My foolish heart, lançado naquele mesmo ano, interpretando versões de clássicos americanos.
Sempre uma data a recordar, e que se deseja por quem ainda "andar por cá", a mesma "estadia", seja por muitos e longos anos com verdaeira força de viver.
Manuel Norberto Baptista Forte a 19 de Janeiro de 2010 às 14:38
Acho que como quem nao quer a coisa, vou até ao Brasil desejar um feliz aniversário ao Tiago Lacerda. Parece-me uma boa ideia. Alguém quer vir comigo? :)
Ainda por cima, ele nem é muito feio (lol) e lá está calor.
Menina Roxa,
o seu texto está quase a sair do forno da Aldeia :) Já espreitou os outros? Já me ri com alguns e como sei que a aimga é danada para a brincadeira, penso que irá gostar.
Jocas gordas
Lena
lena a 20 de Janeiro de 2010 às 09:59
Ahhhhhh, hoje andou mesmo lerdinha de todo.
Passei pelos nomes, vi actores, autores, etc... e lá devo ter assimilado Ana Paula Ferreira como uma escritora sei lá do século XIX...
Tou a ficar loira de todo. Ding dong, terra chama Lena...Hoje até já troquei nomes de uma bloguista...ai como eu ando...Preciso de férias.
Então cá vai:
PARABÉNS A VOCÊ, NESTA DATA QUERIDA, MTAS FELICIDADES, MTOS ANOS DE VIDA!
Ah, e desejo também uma viagem até ao Rio de Janeiro como presente e se puder,leva-me sim?
:)
A ida até Almeida já foi novamente falada hoje e está marcada para 6ª dia 19. Segunda-feira,ligo-lhe para combinar a hora que lhe der mais jeito ;) Se puder ser de manhã melhor. Depois de tarde, a minha colega e eu iriamos conhecer Almeida e fariamos muito gosto se nos acompanhasse.
Segunda,falamos melhor.
Jocas gordas
Lena
P.S.: a que horas entre as 8h30 e as 18h,lhe posso ligar?
lena a 20 de Janeiro de 2010 às 16:34
Pronto,é definitivo. É hoje que me internam por insanidade...andei toda trocada o dia todo.Já troco nomes, dias, anos tudo...lol...ó deus, que isto aos 29 anos,tá mesmo mau...como vou chegar aos meus 100 e tal anos???
Sim é 6ª dia 29 :)
Entao, 2ª dia 25 lá lhe ligarei ;)
Jocas gordas
Lena
lena a 20 de Janeiro de 2010 às 19:22